Archive for 2011

A tal mania de perseguição


.

Há poucos minutos, estava eu caminhando pela calçada, quando ouvi passos atrás de mim. Como toda pessoa (excessivamente) curiosa, diminui o passo e espiei para ver quem estava atrás.
Acho que todo mundo já teve a sensação de parecer ser perseguido. Quando aparece alguém suspeito pela rua, não pago pra ver: aumento o passo o máximo que puder - que já não é lá grandes coisas, é duro ter 1,57 de altura. Além do mais, sou completamente distraída, e fico pensando se em um desses meus devaneios sou pega de surpresa. Enfim, não tenho mania de perseguição, só não quero que minha mãe jogue na cara de novo que não presto atenção em nada e é por isso que levaram minha carteira/meu casaco/meu guarda-chuva/etc. sem eu ver.
Aliás, uma coisa que eu percebi é que eu não tenho mais essa tal mania de perseguição do tipo "Oh céus, tudo conspira contra mim!", claro que às vezes rola um drama básico (o que é a vida sem um draminha?) mas acho que essa distração minha evita eu notar até quando a perseguição for óbvia demais. A verdade é que eu não sou perseguida. Eu sou a perseguidora!
Por que afinal eu queria tanto saber quem estava atrás de mim? Eu estava pensando que era quem afinal? Johnny Depp? Ou Sweeney Todd (o barbeiro demoníaco da rua Fleet - interpretado pelo Depp, hihi)?
Acorda, Aninha! As pessoas andam nas calçadas o tempo todo, admita: você queria ver se tirava algo pra comentar. Pois é, e deu certo. Vou me consolar e dizer que essa tal mania de perseguir as pessoas é coisa de quem escreve: ter curiosidade e querer observar aquilo que não lhe compete.

P.S. 1: Se você tem mania de perseguição, só tenho uma coisa a declarar: eu não estou te perseguindo!
P.S. 2: Bem, do jeito doida que sou, talvez eu te persiga um dia e nem saiba.
P.S. 3: Talvez eu já tenha te perseguido.
P.S. 4: Se eu te persegui, desculpa, tá?

A crônica do cronista


.

Quase 3 horas. Nada saía da mente. Nem ao menos uma piada, daquelas tão sem graça quanto charadas tiradas de revistinhas. Levantou-se uma, duas, três ou quatro vezes. Bebeu água, pulou sobre a cama, tomou banho (dizem que isso traz inspiração), plantou bananeira... Mas não tinha história alguma para escrever. 
"Não é possível! Há meses e nenhuma narrativa realmente boa eu consegui", pensou.
A máquina de escrever o encarava com certa frieza. Os papéis, com pequenas frases sem-efeito, estavam espalhados pelo chão. O chá frio. Ele parou fixando o chão.
"Talvez eu só esteja doente. Talvez eu tenha adquirido um vírus que modificou meu DNA. Agora com um novo psicológico, perdi todas as minhas habilidades literárias. Nunca mais escreverei uma crônica sequer. O editor-chefe provavelmente colocará alguém mais talentoso e imune a esse vírus infame que eu tive a infelicidade de conhecer. Sendo assim, não me resta se não duas saídas: desventurar-me pela vida sem a esperança de voltar a escrever ou buscar incansavelmente a cura e reestabelecer minha gloriosa carreira de cronista".
Ainda com um resto de esperança, foi a procura de sua recuperação. Após três meses seu editor-chefe pediu-lhe que viesse até sua sala. Seu primeiro romance estava pronto para ser publicado.

Novidades e Meme Literário


.

Aninha entrou em uma nova etapa! Nunca imaginei que tanta coisa pudesse acontecer em tão pouco tempo. Acabei de me formar no ensino médio, fiz as provas do vestibular e entrei em um novo ambiente, totalmente desconhecido e incrível que é a universidade.
Agora sou estudante de Letras (surpreendente?) na Universidade de São Paulo, mais conhecida apenas como USP. Mudei de cidade, mudei de rotina, mas estou adorando toda a novidade. E provavelmente terei novas experiências pra contar.
Ok, vamos ao Meme - que não sei o que significa exatamente.


1. Com certeza, a série "Harry Potter".

2. "Orgulho e Preconceito", apesar de um ter um super cuidado com meus livros, eu tive que fazer marcas nas minhas partes favoritas deste.

3. Que difícil. Mas vou indicar um que ganhei de presente e li recentemente, "A Última Música".

4. Vamos à lista: 

5. Fui indicada por dois blogs: da Juliana - pessoaesdruxula.blogspot.com e da Viviane - vivianebotelho.blogspot.com

Peculiaridades da Autora: Fazer render?


.

Esses meses foram uma completa confusão na mente. Muitas coisas acontecendo, muito para se fazer e se esperar. A Autora como sempre, (sus)pirando. E constantemente se deparando com suas próprias observações.
Mas hoje, ouvi a seguinte frase: "Para fazer render". Este é um dos momentos em que minha lâmpada, que costuma ficar em cima da minha cabeça, acende! Eu tenho isso o tempo todo! Me sinto estranha por imaginar que ideias surgem de qualquer coisa que muitas vezes parecem insignificantes. Tento entender como minha mente trabalha, mas whatever!
Nos últimos dias fiquei bastante impressionada com um trecho de um livro a respeito do entendimento. Uma simples palavra mas com um significado bastante... peculiar. Com entendimento muitas coisas podem ser resolvidas, feitas, fortalecidas. Mas sem entendimento tudo pode virar um caos. O entendimento é a maneira de pensar ou de ver.
Mas qual o conectivo entre entendimento e rendimento? Foi exatamente isso que passou pela minha cabeça. Eis minha conclusão: O entendimento pode resultar em rendimento. 
Vamos ver se é possível entender meu ponto de vista. Quando algo é entendido positivamente, isto satisfaz. E render é também satisfazer. Por exemplo, os relacionamentos acabam exigindo de nós entendimento. Se você entende seu melhor amigo ou sua melhor amiga, esta é uma amizade que satisfaz.
Por fim, entendi que a postagem não deveria ser uma ficção, mas sobre minha própria conclusão. Precisava compartilhar algumas ideias para que isto quem sabe me rendesse outras novas.

P.S.: Alguma conclusão para fazer render minha postagem?