Sobre hábitos e seus resultados


.

Podemos achar que a definição do caráter de alguém se dá num momento de "clímax", de provas e grandes desafios. Mas apenas se torna evidente nestes momentos. A verdade é que as características se formam pelas pequenas e insignificantes escolhas diárias. Por exemplo,  eu poderia definir alguém, como simpático, educado e bem-humorado, não porque ganhou o Prêmio Nobel da Paz, mas porque diariamente esse alguém sempre foi sorridente, conversava com todos e não se irritava facilmente. São coisas simples que definem grandes coisas.
O que eu aprendi numa aula de filosofia há muito tempo e nunca esqueci foi que nossas ações nos levam aos nossos hábitos, que transformam nosso caráter. E o caráter? Nos leva ao que seremos.
Estava pensando sobre como nos tornamos o que somos hoje. Nossas qualidades, nossos defeitos, nossos gostos. E percebi que tudo isso, nós construímos ao longo do tempo com nossas descobertas e o modo como vivemos. É claro que podemos sempre mudar. Fazer outras escolhas. Porque hoje podemos querer uma coisa e amanhã outra, mas os resultados são a soma das pequenas escolhas e dos hábitos.


Todos da família achavam um absurdo quando Gabriel, aos 8 anos, dizia que seria médico quando crescesse. A mãe tentava alertá-lo dizendo que ele não tinha vocação para isso. Todos sabiam que ele mal podia ver sangue, imagine ser médico! Mas Gabriel achava que isso não importava muito. Ele se imaginava usando aquela roupa branca e falando sobre doenças e acidentes. Ficava no espelho fingindo ser um.
— Sinto muito... mas sua filha só tem uma semana de vida! Faremos uma última operação!
Ele tentava convencer a todos de que seria um médico ideal. Anos mais tarde, Gabriel tornou-se médico. Como personagem de uma peça de teatro.

11 Responses to “Sobre hábitos e seus resultados”

  1. Pâm Lobo says:

    Nossa é verdade. Imaginava ser jornalista, agoro estudo Direito!
    http://supbox.blogspot.com.br/

  2. Ao menos ele encontrou o 'dom' dele

    ;*

  3. Ana says:

    Uma hora a gente percebe os nossos pontos fortes e fracos.

  4. Eu nunca tinha pensado a respeito, mas realmente, nossas características vêm das nossas ações diárias, só assim conhecemos uma pessoa. Acho que esse foi o texto que mais gostei.
    Também adorei a histórinha do médico!

    beijinhos, ótimo findi!
    http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com

  5. adorei a historinha do médico, tem relação direta com o final do primeiro parágrafo... ...conheço alguém assim e isto é realmetne muito interessante(mas este nunca teve medo de sangue...)porém o sonho vem explicito no olhar, no sonho, num objetivo muito forte... minha escolha nãofoi assim, mas hj entendo que só poderia ser artista mesmo...é, o tempo...nossas escolhas, nossos pequenos hábitos...
    Bj

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei o teu texto! muito muito muito!!!! É engraçado como construimos coisas com o decorrer dos dias, dos segundo e por ai vai, pensar é tão engraçado, bem mais engraçado do que viver ^^

    Bsos
    Ingrid Kali

  7. hahahahahaha! Muito bom! Ser um médico no sentido figurado também serve, ué. xD

  8. Olá, tem selinho lá no blog pra vc! Beijos

  9. Ah eu concordo ctg. O nosso caráter está nas pequenas escolhas que fazemos, e não nas grandiosas. Nas pequenas escolhas somos nós mesmos. Nas grandes, muitas vezes, somos o que os outros vêm. bjjj

  10. Excelente texto, muito criativo e perspicaz. Parabéns

  11. Ju Lopes says:

    Autora, mil desculpas (MESMO) pela demora em vir aqui, mas eu prometi e cá estou eu :)

    Adorei, e seu texto foi muito bom pra que eu pudesse refletir sobre essa questão das mudanças. Eu preciso mudar e sempre fico imaginando como seria o melhor jeito... Com as pequenas coisas!

    E adorei o micro conto no final =D

    1000 beijos

    www.pessoaesdruxula.blogspot.com
    NOVO BLOG: www.pseudoviuvanegra.blogspot.com

Your Reply